Scroll Top

Azibo

Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

Área: 3281,7 ha

 

Enquadramento

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo localizada, na sua quase totalidade, no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas, Vale de Prados e ainda a freguesia de Quintela de Lampaças do concelho de Bragança.

A albufeira do Azibo, formada por três linhas de água - o rio Azibo (13 Km), e as ribeiras do Azibeiro (7,3 Km) e do Reguengo (7,8 Km) - faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor e este, por sua vez, da do rio Douro.
 

Caracterização – valores naturais

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, em parte incluída no Sítio “Morais” [PDF 190 KB] da Rede Natura 2000, constitui uma interessante mescla de flora mediterrânica e atlântica. Assim, a par do carvalho-cerquinho Quercus faginea e castanheiros Castanea sativa, que coabitam com áreas de lameiro, surge a oliveira Olea europaea, a vinha e o sobreiro Quercus suber, num mosaico valorizado por vegetação mais rasteira e rara em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas.
 
A construção da barragem - tendo por objetivo o regadio agrícola (5.000 ha no vale de Macedo de Cavaleiros) e o abastecimento domiciliário - que originou a albufeira do Azibo (410 ha) data do final dos anos 70, do séc. XX. Entretanto, esta massa de água possibilitou a presença de várias espécies de aves que fizeram, deste local, zona de nidificação e de refúgio, nomeadamente o mergulhão-de-crista Podiceps cristatusex-libris desta Área Protegida.


Atividades

Zona facilmente acessível, o Azibo é objeto de visitação, nomeadamente de alunas e alunos das escolas das localidades circundantes, sobretudo centrada na observação da flora e da avifauna. As duas praias fluviais fazem da albufeira um destino de verão muito procurado. Os trilhos pedestres estão sinalizados e há locais especialmente localizados para melhor observação e desfrute da paisagem.
Fonte: ICNF
Mais informações: http://www.azibo.org/intro.html
GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant