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SPA

Aproveite a sua estadia para relaxar e viver momentos de bem estar.

Neste momento o SPA da Quinta das Covas, disponibiliza os seguintes equipamentos:

  • Um Sauna com capacidade para 4 pessoas;
  • Um Jacuzzi com capacidade para 6 pessoas.

Faça já a sua reserva e adicione estes momentos de bem-estar à sua estadia na A. Montesinho.


Deixamos-lhe algumas indicações sobre a utilização destes equipamentos:

Como Utilizar uma Sauna

 

A temperatura usual para sauna a vapor é de 40 a 50ºC, e o ideal fica entre 40 e 45º C.

Para sauna seca a temperatura é de 60 a 80ºC, e o ideal de 60ºC.

(A Sauna da Quinta das Covas é uma sauna seca). 

 

Benefícios Proporcionados Pelo uso Habitual da Sauna:

Se como em todo o tratamento físico, se praticar seguindo as normas e com assiduidade:

- Eliminação de toxinas do corpo, através do suor;

- Aumento da temperatura interna, verificando-se os efeitos positivos da chamada "FEBRE CURATIVA";

- Purificação da pele; 

- Estimulação da pressão sanguínea;

- Ação curativa sobre doenças reumáticas, artroses, etc;

-Eliminação de ácido lácteo e de ácido úrico; 

- Prevenção de doenças e fortalecimento do corpo em geral;

- Distensão e descontração física e psíquica. Combate o stress;

- Sedativo apropriado para pessoas com insônias; 

- Purificação das vias respiratórias (indicada para fumadores assíduos).

Sugestões: 

- Sessões: O ideal é duas sessões por semana já que os efeitos do banho sauna permanecem por cerca de três dias. Não é indicado ultrapassar três sessões por semana;


- Alimentação: Como se eliminam muitos sais do organismo devido ao suor intenso, é indicado ingerir comida com mais sal, depois de cada sessão;


- Bebidas: Numa sessão de sauna perde-se de 0,5Kg a 2,5Kg de peso, por eliminação de gorduras e líquidos do corpo. É importante criar o hábito de ingerir sucos ou bebidas não alcoólicas, depois da sauna.

Contra-Indicações: 

- Não realizar uma sessão de sauna durante a digestão, período de gestação ou menstruação;

- É contra-indicada para pessoas com deficiências cardíacas graves e problemas no sistema circulatório;

- Não é aconselhável para pessoas que sofram de hipotensão (tensão baixa); 

- Não é aconselhável para pessoas que sofram de arteriosclerose;

- Não use a sauna se tiver qualquer doença contagiosa.

 

 Normas de Uso da Sauna:

- É importante ter feito a digestão e de preferência entrar com os intestinos e bexiga vazios;

- Use sempre uma toalha entre a pele e a madeira da cabina;

- Retire do corpo todos os objetos metálicos; 

- Na cabina deve entrar descalço. O uso de chinelos é obrigatório no vestiário/balneário;

- Não coloque nada sobre as pedras peridotitas do aquecedor, nem deite mais que duas colheres de água sobre elas, porque sendo a sauna um banho de calor seco não está preparada para produzir vapor em contínuo;

- Mantenha sempre o cesto com água e ao nível do solo;

- Mantenha a porta da cabina sempre fechada;

 

Forma Correta de Tomar Banho de Sauna:

  

- Comece por tomar um duche para abrir os poros, retirando do corpo quaisquer cremes ou maquiagem;

- De seguida, e antes de entrar na sauna, seque a pele para deixar os poros livres e poder suar melhor;

- Dentro da sauna, quanto mais alta for a sua posição mais alta será a temperatura. Se você deitar, a tmperatura será mais uniforme em todo o corpo;

- Intercale uma toalha entre o corpo e a madeira dos bancos para evitar a sensação de queimadura e o escurecimento da madeira da sauna;

- Permaneça de 10 a 15 minutos, não esquecendo nunca que caso sinta qualquer má disposição ou sensação de agonia, deve sair imediatamente;

- Respire pela boca para não ressecar as fossas nasais. Se se sentir sufocado, deite duas colheres de água sobre as pedras peridotitas do aquecedor, conseguindo assim uma sensação especial sobre a pele, devido ao aumento da humidade, seguindo-se um aumento da temperatura. 

- Saia da sauna e entre rapidamente num duche de água fria, começando por refrescar os pés e subindo gradualmente por todo o corpo até chegar à cabeça.

- Saia do duche, seque o corpo e entre de novo na sauna, se quiser intercale um breve descanso;

- Saia da sauna e tome novo duche frio;

- Seque o corpo e faça uma sessão de relax de 15 a 20 minutos, abrigando-se um pouco para evitar resfriados, porque o corpo ainda transpira; 

- É muito importante este descanso para acostumar o organismo à situação inicial;

- Finalmente, tome um duche e vista-se.

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